Bem-vindos

Acredite, iremos reciclar suas ideias!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Carta da Terra








      O homem, ser mais evoluído entre os animais, tem um papel fundamental com o ecossistema e a carta da terra exemplifica princípios e medidas a serem considerados. O documento define esse momento extremamente crítico no ecossistema como o ponto de partida para uma decisão drástica. Devemos preservar e restaurar o meio ambiente? Ou estaria o mesmo a nossa disposição, inesgotavelmente?

    " A nossa casa está pedindo ajuda, está querendo reparos e todo ano ela nos avisa mais explicitamente isso. O mundo é habitado por todos nós, logo é dever de todos atender a esse pedido, reparar nossos erros e procurar um meio de vida sustentável. A escolha é nossa, ou formamos uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscamos a nossa destruição e a da diversidade da vida."

     A Carta da terra traz 16 alternativas de como podemos mudar o mundo e construirmos uma sociedade justa e economicamente estável. No documento as mudanças estão todas relacionadas a níveis sociais, econômicos, culturais e ambientais, desta forma não só combateríamos os problemas do meio ambiente como também os outros tantos que nos afligem por muitas décadas.
     Os princípios da Carta da Terra nos fazem refletir a respeito da origem dos problemas ambientais, pois percebemos que a injustiça social, a ganância e o crescimento acelerado das cidades sem preocupação com a estrutura socioeconômica são fatores que nos levaram a essa situação caótica. Para que a transformação aconteça, infelizmente, dependemos de inúmeros fatores que envolvem pessoas que não vêem interesse no futuro do planeta e, por isso, não lutam por essa causa. 
     Somente preservar não é suficiente na conjuntura em que nos encontramos. É necessário um retrocesso, uma ação de restauração ambiental que de alguma forma ressarça o ecossistema do mal que os seres humanos  fez. A humanidade se desenvolveu à custa de fontes naturais finitas, que pertenciam a todos os seres vivos do planeta e não somente à sua raça.  Nada mais sensato do que uma mudança conceitual profunda para um desenvolvimento completo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário