Bem-vindos

Acredite, iremos reciclar suas ideias!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Comparando dados

Durante nossa viagem ao Uruguai, realizamos uma pesquisa sobre os costumes das pessoas, focando principalmente no destino que elas davam para o lixo. Ficou claro que entre aqueles que possuíam maior poder aquisitivo era menor o interesse pelo destino do lixo e ainda eram essas pessoas que não faziam ideia  de onde havia centros de reciclagem. Segundo o que os entrevistados nos contaram, a reciclagem é algo extremamente novo nesse país, com cerca de apenas 5 anos, e não é aceito por toda a população.






Fica claro, comparando os resultados, que em termos de reciclagem e coleta de lixo o Brasil se localiza na frente, porém em ambos casos a coleta ainda é realizada de forma mista. Isso significa que boa parte do lixo está impróprio para a reciclagem, uma dado grave e que necessita de medidas urgentes. Como podemos querer um futuro melhor se o simples ato de separar o lixo não passa em nossas mentes?
 





Separar o lixo, porém, não é o único caminho para um meio de vida sustentável, reciclagem é uma palavra bonita, mas o fato é que nenhum país ainda aproveitou 100% desse recurso. Para que isso ocorra, deveríamos ter uma coleta seletiva muito mais aprimorada e uma rede de saneamento básico muito melhor. O fato é que a poluição não é um problema tão simples como o tratamos, não basta só separar, deve-se também saber para onde vai esse lixo.







O estado de calamidade pública em que nos encontramos não deve ser mascarado com falsas soluções. O que precisamos são medidas mais energéticas, se nem a coleta de lixo em países como Brasil e Uruguai  é boa, como podemos esperar que em questão de pouco tempo os mesmos estejam reciclando?






O processo de sustentabilidade é baseado nos três erres: Reduzir, reutilizar, reciclar! Normalmente é dado um grande enfoque sobre a reciclagem, e não há nada de errado em querer reciclar, o problema é que a reciclagem não resolve todos os problemas. Como percebemos nos gráficos acima, a quantidade de lixo produzido também é um fator importante a ser considerado. Um modo de reduzir o lixo é evitar produtos com muita embalagem, ou embalado individualmente e utilizar, sempre que possível, o refil.





 

Mesmo não parecendo, o meio de transporte utilizado faz uma grande diferença, não somente no quesito sustentabilidade, mas também na organização do trânsito nas cidades. Optar pelo ônibus ou bicicleta não somente diminui a poluição gerada, mas também diminui o volume de tráfego nas ruas e consequentemente os engarrafamentos nos horários de pique.


Nenhum comentário:

Postar um comentário